quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As Constipações


Com a chegada do Outono, vêm as constipações! O pingo no nariz é uma constante nesta altura do ano. Por isso as questões colocam-se: como prevenir uma constipação? Como distinguir uma constipação de uma gripe? Na realidade a forma de prevenção até é bastante simples. Existem alguns factores a ter em conta nesta batalha contra as constipações.

As correntes de ar e as mudanças bruscas de temperatura, são a causa principal para apanhar uma constipação. Por isso a solução passa por, adaptar o nosso vestuário à estação. Já está na hora de arrumar as sandálias e as saias, e passar a usar meias e camisolas. Um vestuário adequado ao tempo frio, impede que a criança e o adulto apanhem frio desnecessário, e desta forma se constipem.

É sempre importante relembrar que uma constipação pode facilmente evoluir para uma gripe.
E como diferenciar uma constipação de uma gripe? É bastante simples, basta ter em conta os sintomas da criança. O pingo no nariz e a tosse são característicos de uma constipação. Mas a febre e as dores no corpo, são sinais de uma possível gripe.
A forma de tratamento de uma constipação passa pelo agasalho, e pela ingestão de líquidos quentes, como os chás ou leite. Aumentam a temperatura da criança e fazem-nos sentir sempre bem melhores! Uma gripe já irá requerer a toma de medicação prescrita por um médico, pelo que o seu tratamento é bem mais agressivo para a criança.

Os sintomas de uma constipação ou de uma gripe variam de criança para criança, e de adulto para adulto e por isso as palavras de ordem são prevenir, prevenir, prevenir!

Sem comentários: