sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Artigo de Psicologia: O Processo de Adaptação à Escola


Bem vindos ao ano lectivo 2010 / 2011! O inicio de um novo ano lectivo, é sempre motivo de preocupação para pais e Educadores. Para uns, é uma nova etapa que se vai iniciar, para outros é o continuar de um trabalho passado. Entre lágrimas e sorrisos, acreditamos que entrada da criança para a Creche ou para o Jardim de Infância, deverá constituir um marco na vida de cada família, sobretudo quando se trata do primeiro filho. Nesta fase de adaptação é essencial que pais e educadores trabalhem em conjunto, de modo a facilitar a integração da criança, e de forma, a também aliviar, a angústia dos pais.

Numa primeira fase, é essencial que a adaptação da criança seja feita de forma gradual, e não brusca. A criança começa por passar pequenos períodos de tempo na escola, onde descobre este novo espaço com o Educador, sentindo-se mais segura, ao mesmo tempo que se reduz o impacto de ela se encontrar, subitamente, sozinha e rodeada por desconhecidos. A partilha com os pais, e o diálogo com os Educadores, ajuda a familiarização com o ambiente e reduz eventuais ansiedades, mas importa referir, que se deve manter alguma distância e permitir aos educadores a entrega ao seu trabalho, e confiar que a criança irá ser bem sucedida na sua primeira abordagem do grupo.

Gradualmente os pais ausentam-se, e qual não é o seu espanto quando vêm que a criança até se orienta bastante bem neste novo contexto!? Nesta fase, por vezes é necessária a presença de um objecto familiar. O objecto de transição. Pode ser o peluche favorito da criança, uma fraldinha com o cheirinho de casa, ou uma chucha, que recorde à criança o seu ambiente familiar, e que lhe ofereça alguma segurança nesta fase de adaptação.
No final do dia, é importante que os pais mimem a criança, e a compensem, com tempo. Tempo para brincar, conversar, conviver, e transmitirem à criança o sentimento de continuidade da vida familiar; porque é isso que a Escola é: o prolongamento da vida em casa. A todos os pais e filhos do Vila Criança, um excelente ano lectivo 2010 / 2011!


Sem comentários: