segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Importância das Ciências no Pré-Escolar


O facto de a Ciência poder oferecer uma dimensão de factos e experiências com uma forte componente lúdica é um primeiro aspecto que dá ênfase à importância da abordagem das Ciências no pré-escolar.
As Ciências para as crianças, devem pois, assumir-se como dimensão curricular de prazer e deslumbramento, que tais factos e experiências, apresentados pelo Educador, podem proporcionar.

Acredita-se que deste modo as crianças aprendam a gostar de Ciências. Uma outra ideia, que tem subjacente a aprendizagem por livre descoberta, vê a Ciência como um contexto privilegiado para a criança expressar a sua natural curiosidade e criatividade, valendo por si a possibilidade de realização de explorações e manipulações espontâneas de objectos e materiais.

A criança como investigador autónomo, faz da Ciência uma fonte de sensações tácteis e perceptivas e ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico e de outros processos mentais, verificam problemas, investigam respostas e soluções, questionam, sugerem, decidem e tomam iniciativas. Por exemplo, um simples caracol no recreio origina uma verdadeira investigação de pequenos cientistas, e assim as Ciências são um processo muitas vezes do interesse das crianças e não só actividades deliberadamente planeadas pelo Educador.

O potencial de um simples insecto ou objecto do interesse da criança é um projecto motivador que o Educador deve aproveitar para uma abordagem científica. As Ciências estão para além das paredes de uma sala, está no recreio, está numa novidade que uma criança traz, e a forma como o Educador proporciona tais descobertas é crucial para o desenvolvimento do gosto pelas Ciências.

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