terça-feira, 10 de maio de 2011

DIA DA MAE

A minha mãe é tão querida e gosta tanto de mim

Neste dia que é teu dou-te beijinhos sem fim

Recebeste-me em teus braços no dia em que cheguei

E hoje vou-te dizer que de ti logo gostei

Gosto das tuas festinhas, dos teus mimos e beijinhos

Não há ninguém que faça como tu estes carinhos

A minha mãe é tão linda, tão linda com uma flor

Pra ela muitos beijinhos com carinho e amor

01 de Maio de 2011

VISITA AO MUSEU NÚCLEO DE ALVERCA

AS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR VIVENCIARAM A PRIMEIRA VISITA AO NÚCLEO DE ALVERCA, ONDE TEM À DESPOSIÇÃO DAS ESCOLAS DIVERSAS ACTIVIDADES EDUCATIVAS. AS NOSSA CRIANÇAS OUVIRAM A HISTÓRIA “O CANTO DOS PÁSSAROS” E REALIZARAM AS ACTIVIDADES PROPOSTAS:

O CANTO DOS PÁSSAROS

VAMOS CANTOR UMA HISTÓRIA DO TEMPO QUE NA ANTIGA VILA DE aLVERCA, RODEAda de campos cultivados, olivais e toda uma diversidade de aves, o canto dos pássaros se podiam ouvir por todo o lado. trata-se de uma história onde os sons de algumas aves podem ser ouvidos. em oficina educativa cada criança vai decorar e consumir um pássaro que pode voar.

AGARRA O SOM: OUTROS OLHRES

PARTINDO DA HISTÓRIA REFERIDA EM CIMA criámos duas actividades, particularmente vocacionadas para o público pré-escolar e para o público pré-escolar e para crianças com necessidades educativas especiais (Nee). as actividades opcionais são:

um pássaro na mão

com o objectivo de trabalhar a motricidade fina, vai utilizar-se a técnica do desenho e pintura com digitinta, usando modelos de aves.

muitos pássaros a voar

VAMOS ENSINAR AS CRIANÇAS A CONSTRUIR, MANUALMENTE, PÁSSAROS EM PAPEL (OS QUAIS SÃO PREVIAMENTE CORTADOS AQUANDO A ACTIVIDADE SE DESTINA A CRIANAÇAS COM NEE), COM OS QUAIS SE VAI CONSTRUIR UM MÓBIL. ESTA ACÇÃO TEM COMO OBJECTIVO CONTRIBIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA DESTREZA MANUAL.

06 DE MAIO DE 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

As birras

PSICOLOGIA: As Birras

Entre os 18 meses e os 3/4 anos, quase todas as crianças passam, com menor ou maior intensidade, por momentos de birras, o que deixa frequentemente os pais irritados, e sem saber como reagir.

As birras são um sinal de crescimento, e é uma característica duma fase em que a criança procura afirmar-se. Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamentos, eles podem tornar-se em óptimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de auto-controlo. A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades, e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade, em vez de fazer birra. É necessário que os pais não tenham receio de dizer não, explicando a razão de o fazerem. Cabe-lhes ensinar aos filhos que as birras não os farão mudar a sua opinião, bem como que o seu amor pelo filho não se alterará. Se mesmo assim não resultar, procure distraí-lo ou não lhe dê atenção por alguns minutos. Muitas birras terminam quando deixam de lhes dar atenção. Após a criança controlar-se, felicite-a por ter optado pelo bom comportamento, e procure falar com ela sobre alternativas de se expressar, em vez de usar birras. Os pais têm que ser firmes e fazerem respeitar as suas regras. As crianças assim aprendem que tudo tem limites, e aprendem a viver em sociedade.