“Winnicott descreveu o objecto transitivo como aquele que permite ao bebé fazer a passagem do estado de fusão com a mãe para o estado em que se relaciona com esta como algo externo e separado dele. Simboliza pois a área intermédia em que a criança passa de uma dependência absoluta para uma autonomia relativa.” (in revista Be 4kids”)
Quer a chucha, quer a fralda de pano são hábitos muito difíceis de deixar pela criança e exige muita atenção, amor e apoio da parte dos adultos que convivem com a criança. Há estratégias que ajudam a criança aos poucos a “libertarem-se” do objecto de transição:
Restringir o uso do objecto, por exemplo à hora de dormir, às situações de tristeza e de doença
Ofereça um incentivo para a criança deixar a chucha, como, por exemplo, um boneco de peluche.
Combine uma data para largar a chucha de vez, por exemplo o dia de anos
Refira pessoas e outras crianças que a criança admira e que já não usam chuchas.
Quer a chucha, quer a fralda de pano são hábitos muito difíceis de deixar pela criança e exige muita atenção, amor e apoio da parte dos adultos que convivem com a criança. Há estratégias que ajudam a criança aos poucos a “libertarem-se” do objecto de transição:
Restringir o uso do objecto, por exemplo à hora de dormir, às situações de tristeza e de doença
Ofereça um incentivo para a criança deixar a chucha, como, por exemplo, um boneco de peluche.
Combine uma data para largar a chucha de vez, por exemplo o dia de anos
Refira pessoas e outras crianças que a criança admira e que já não usam chuchas.
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