quinta-feira, 8 de março de 2012

A Mulher da atualidade - dia da mulher

A mulher da atualidade

Nesta semana será comemorado o Dia Internacional da Mulher e este é um bom momento para refletir sobre a realidade enfrentada pelas mulheres do nosso tempo.
Após as lutas travadas pela igualdade de direitos no último século, a mulher contemporânea acumula funções que antes eram apenas delegadas aos homens
A mulher atual vive uma acentuada multiplicidade de papéis e sente-se, consequentemente, muito pressionada. A necessidade de corresponder a todas as expectativas, ser boa mãe, boa dona de casa, boa profissional, mantendo-se esteticamente dentro do padrões de beleza definidos, estar atualizada, ser competitiva e enfim ser “ uma super-mulher”. As responsabilidades e a carga de trabalho tornam-se cada vez maiores e a mulher sente-se muitas vezes angustiada frente a tantas demandas. Além disso, muitas mulheres enfrentam um enorme sentimento de culpa, ao perceberem que alguns setores da sua vida não recebem a atenção que gostaria de lhes dar.
No seu processo de ascensão profissional e social, as tarefas domesticas e os cuidados com os filhos nem sempre estão divididos adequadamente. As mulheres por sua vez têm dificuldade em abrir mão de algumas coisas para conquistarem outras.
Na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais a conquistar o seu espaço no âmbito profissional e têm hoje mais participação, não só no mercado de trabalho, como também na esfera politica e económica.
Na realidade, as mulheres foram da esfera doméstica à ocupação das diferentes funções na sociedade moderna.
Saber coordenar o investimento de energia em diferentes setores da vida é uma capacidade que permite que a mulher cuide de si, da sua família e dos seus afazeres de maneira satisfatória. A aceitação das limitações pessoais possibilita que a mulher reconheça a necessidade de dividir responsabilidades com outras pessoas e permitir-lhe pedir ajuda sempre que necessário.
Neste dia da mulher reconheça que mais importante que ser uma super mulher é saber encarar suas obrigações com tranquilidade e poder cuidar de maneira equilibrada dos diversos setores da sua vida.

Carla Rato
Psicóloga Clínica

" artido publicado no jornal do concelho"