sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MANUAIS PRÉ-ESCOLAR



Este ano lectivo 2010/2011, as crianças do Pré-Escolar vão ter novos manuais de actividades, chama-se Gira que Gira. É o novo manual da Porto Editora , que procura promover práticas motivadoras, intencionais e sistemáticas para potenciar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
É um projecto recente e inovador que segue as orientações pedagógicas e didácticas das novas brochuras veiculadas pelas Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC)
e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar do Ministério da Educação para a realização de actividades e contexto de jardim-de-infância. Procura motivar para uma aprendizagem rica, significativa e desafiante, orientando e apoiando o educador na planificação/organização das actividades.
Esta colecção inclui o manual para crianças dos 3 aos 4 anos (Iniciação à Língua Portuguesa e à Matemática) e dos 4 aos 5 anos (2 manuais).

Está a Chegar........


Está a chegar ao Vila, uma semana de arrepiar, com teias, bruxas e gatos!!!!! Aguardem!!!!

Semana da Alimentação e Saúde Oral

Na passada semana trabalhámos o tema da alimentação e da higiene oral. Abordámos o tema sobre várias perspectivas. Quais os alimentos que devemos comer, o que faz bem e mal à saúde e aos dentes, como se lavam os dentes e até como se põem uma mesa! E no dia 13 de Outubro, recebemos a visita de um Dentista!!! Aprendemos que o Dentista é o médico que cuida e trata dos dentes. No fim premiou-nos com um diploma de bons hábitos de higiene oral. Aqui ficam as fotos dos trabalhos realizados pelo grupo de Creche e de Jardim de Infância!




A Importância da Informática no Pré- Escolar

O computador é um meio cada vez mais utilizado pela nossa sociedade constantemente em evolução. O computador é um objecto cada vez mais usual em casa, no trabalho, e o por isso a criança tem noção da sua existência que consequentemente origina curiosidade perante tal objecto.
O conteúdo programático e os objectivos pedagógicos foram pensados tendo em conta um conjunto de factores, bem como toda a sua estruturação ter sido resumida e simplificada com o auxílio de desenhos para assim conseguir a atenção e motivação das crianças, tendo em conta a faixa etária do grupo. Afinal, é também a brincar que se aprende! O principal objectivo é facilitar o mais possível a compreensão e a motivação das crianças.
Para além de facilitar o objectivo é que seja atractiva, formativa, e útil, de forma a ser o mais proveitoso possível, para que as crianças se sintam com capacidades de acompanhar e enfrentar as tecnologias do mundo moderno, num futuro próximo. Num mundo em processo acelerado de desenvolvimento, no âmbito da informática, ninguém deve ser deixado para trás!
Os módulos seleccionados para dar iniciação à informática são: Windows, Paint, Word, ao nível das noções básicas de informática, ao nível de elementos básicos de um sistema informático e do sistema operativo. Para além de todos estes conteúdos, é de salientar a importância da exploração do teclado, as letras e os números, que as crianças desta faixa etária já conhecem ou estão em fase de aquisição de conhecimento.
A fase de iniciação à escrita é de alguma forma estimulada através do contacto com o computador.
Em suma, o computador é alvo da curiosidade da criança e deve ser explorado, assim como alguns conteúdos informáticos, de forma benéfica para as crianças.

Artigo de Psicologia: O Processo de Adaptação à Escola


Bem vindos ao ano lectivo 2010 / 2011! O inicio de um novo ano lectivo, é sempre motivo de preocupação para pais e Educadores. Para uns, é uma nova etapa que se vai iniciar, para outros é o continuar de um trabalho passado. Entre lágrimas e sorrisos, acreditamos que entrada da criança para a Creche ou para o Jardim de Infância, deverá constituir um marco na vida de cada família, sobretudo quando se trata do primeiro filho. Nesta fase de adaptação é essencial que pais e educadores trabalhem em conjunto, de modo a facilitar a integração da criança, e de forma, a também aliviar, a angústia dos pais.

Numa primeira fase, é essencial que a adaptação da criança seja feita de forma gradual, e não brusca. A criança começa por passar pequenos períodos de tempo na escola, onde descobre este novo espaço com o Educador, sentindo-se mais segura, ao mesmo tempo que se reduz o impacto de ela se encontrar, subitamente, sozinha e rodeada por desconhecidos. A partilha com os pais, e o diálogo com os Educadores, ajuda a familiarização com o ambiente e reduz eventuais ansiedades, mas importa referir, que se deve manter alguma distância e permitir aos educadores a entrega ao seu trabalho, e confiar que a criança irá ser bem sucedida na sua primeira abordagem do grupo.

Gradualmente os pais ausentam-se, e qual não é o seu espanto quando vêm que a criança até se orienta bastante bem neste novo contexto!? Nesta fase, por vezes é necessária a presença de um objecto familiar. O objecto de transição. Pode ser o peluche favorito da criança, uma fraldinha com o cheirinho de casa, ou uma chucha, que recorde à criança o seu ambiente familiar, e que lhe ofereça alguma segurança nesta fase de adaptação.
No final do dia, é importante que os pais mimem a criança, e a compensem, com tempo. Tempo para brincar, conversar, conviver, e transmitirem à criança o sentimento de continuidade da vida familiar; porque é isso que a Escola é: o prolongamento da vida em casa. A todos os pais e filhos do Vila Criança, um excelente ano lectivo 2010 / 2011!


Chegou o Outono!!!











O Outono chegou!! O frio veio aos poucos e as primeiras gotas de chuva caíram assinalando a mudança da estação – O Outono.
A passagem do tempo é de difícil percepção para as nossas crianças por isso abordamos este tema com um registo das características que conhecem desta estação do ano. Este registo foi um trabalho colectivo em que cada criança falou um pouco sobre o que sabia do Outono.
Após esta primeira abordagem decidimos decorar a nossa sala e que estava na altura certa de tiráramos os gelados do Verão da sala e colocar folhas de Outono feitas por nós! E que tal fazermos folhas com a técnica dos berlindes? E se fizermos outras folhas com digitinta? Que lindas que ficaram! Mas não ficámos pelas folhas secas do Outono. As uvas também foram pintadas por nós com rolhas de cortiça
As nossas salas ficaram muito lindas com os nossos trabalhos!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As Constipações


Com a chegada do Outono, vêm as constipações! O pingo no nariz é uma constante nesta altura do ano. Por isso as questões colocam-se: como prevenir uma constipação? Como distinguir uma constipação de uma gripe? Na realidade a forma de prevenção até é bastante simples. Existem alguns factores a ter em conta nesta batalha contra as constipações.

As correntes de ar e as mudanças bruscas de temperatura, são a causa principal para apanhar uma constipação. Por isso a solução passa por, adaptar o nosso vestuário à estação. Já está na hora de arrumar as sandálias e as saias, e passar a usar meias e camisolas. Um vestuário adequado ao tempo frio, impede que a criança e o adulto apanhem frio desnecessário, e desta forma se constipem.

É sempre importante relembrar que uma constipação pode facilmente evoluir para uma gripe.
E como diferenciar uma constipação de uma gripe? É bastante simples, basta ter em conta os sintomas da criança. O pingo no nariz e a tosse são característicos de uma constipação. Mas a febre e as dores no corpo, são sinais de uma possível gripe.
A forma de tratamento de uma constipação passa pelo agasalho, e pela ingestão de líquidos quentes, como os chás ou leite. Aumentam a temperatura da criança e fazem-nos sentir sempre bem melhores! Uma gripe já irá requerer a toma de medicação prescrita por um médico, pelo que o seu tratamento é bem mais agressivo para a criança.

Os sintomas de uma constipação ou de uma gripe variam de criança para criança, e de adulto para adulto e por isso as palavras de ordem são prevenir, prevenir, prevenir!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Receita: Bolo de Canela

Bolo de Canela

Ingredientes:

4 ovos
Manteiga
Farinha
Açúcar
Canela
1 iogurte
1 copo de leite
Óleo
Fermento


Como fazer:

Pusemos os 4 ovos numa taça, e juntámos o açúcar e o copo cheio de óleo. Misturámos muito bem e juntámos o iogurte, a farinha com um pouco de fermento e por fim pusemos 1 copo de leite e misturámos bem a canela.
Para o bolo não colar à forma, espalhámos manteiga e um pouco de farinha. Colocámos o bolo numa forma quadrada que foi ao forno, mais ou menos 1 hora.


Bom Apetite!!!

Visita à PSP de Alverca


"Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios. É obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade."



Programa Escola Segura



No âmbito das actividades de Verão, a PSP de Alverca convidou-nos para passar uma manhã nas instalações da PSP, proporcionando-nos uma manhã inesquecivel, incluindo um pequeno almoço reforçado e uma visita às instalações, promovendo conhecimentos básicos de comportamentos de segurança. São acções especiais de esclarecimento junto de crianças para que se sintam apoiadas, protegidas, e conheçam melhor a profissão dos policias.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que as nossas Crianças dizem sobre a nossa Escolinha


"Gosto da cadeira dos bebés do Vila. Gosto das coisas novas que compraram e das roupas da casinha de brincar. Gosto da mercearia, dos tachos, de mesa. Gosto de fazer trabalhinhos, de pintar na escolinha." M.B.

"Gosto do espelho da escolinha, ver livros, de brincar com os amigos, das almofadas e das tintas." T.

"Gosto de fadas, da camisola do Vilinha, gosto dos brinquedos da escolinha." C.M.

"Gosto da escolinha e de brincar com legos." S.

"Gosto do jogo dos coelhos, dos brinquedos, de brincar na casinha e gosto do recreio." C.S.

Registo feito a 7 de Setembro de 2010 - Sala Pré-Escolar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia do Animal

Hoje foi um dia em CHEIO no Vila Criança, comemorámos o DIA MUNDIAL DO ANIMAL! Os meninos da creche e os do JI tiveram algumas surpresas nas suas salas!!!
Na sala dos mais pequeninos houve a visita de um amigo muito especial! Um Canário amarelo, que se chama Nemo! Cantou o dia todo, e fez as delicias dos mais pequeninos!

Os mais crescidos, elegeram um animal para a sua sala! As votações foram renhidas, mas entre um peixinho e uma tartaruga, ganhou a segunda! A nova inclina do Vila Criança, foi baptizada de Geraldina, pelas crianças, e já se adaptou às nossas rotinas!

Os animais desempenham um papel fundamental na vida das crianças! Trás-lhes alegria, responsabilidade, e valores! É fantástico podermos contribuir todos os dias para a formação dos nossos meninos!

Aqui ficam as fotos!